Pessoas hipertensas podem fazer exercícios físicos?
Um dos recurso terapêutico para o controle arterial de hipertensos, é a atividade física regular
A Hipertensão Arterial, é uma doença crônica e silenciosa, que pode atingir crianças, adultos, idosos de ambos os sexos, tendo como característica o aumento da pressão sistólica ou diastólica em repouso. Estatísticas apontam, que indivíduos com a pressão arterial elevada, estão mais propensos a desenvolverem algum tipo de quadro patogênico envolvendo o sistema cardiovascular.
Apesar de que, essa enfermidade, pode interferir no funcionamento de órgãos vitais como, o cérebro, os rins e os vasos sanguíneos, devido as altas pressões sistólicas nas artérias e em vasos sanguíneos periféricos . Inúmeros são os fatores que podem desencadear um quadro hipertensivo, tais como os, genéticos, o sedentarismo, os maus hábitos alimentares, alguns farmacológicos e a obesidade.
Contudo, um dos recurso terapêutico para o controle arterial de hipertensos, é a atividade física regular. A escolha da atividade física correta, pode proporcionar ao individuo hipertensos vários benefícios para o sistema cardiovascular, como o ajustes fisiológicos e pressóricos, controle do volume plasmático, angiogênese, hipertrofia ventricular esquerda fisiológica, aumento do fluxo sanguíneo no músculo esquelético e cardíaco.
Entre esses pontos, a prática regular da atividade física, pode promover uma redução da gordura corporal, uma manutenção do peso corporal, como também, o aumento da massa muscular o controle do índice de glicemia no sangue. Para um individuo hipertenso iniciar um programa de Exercício Físico, é necessário a avaliação de um médico cardiologista para diagnosticas o estado clínico do paciente.
Para a prescrição de algum tipo de Exercício Físico, a avaliação física de um professor de educação física é fundamental, pois é o momento que ocorre uma entrevista (anamnese), onde é investigado o histórico de doenças. Essa é a oportunidade, também do avaliador orientar o aluno, de evitar a prática com a pressão irregular ou acima de 160 ou em 105 mmHg, além de evitar exercícios isométricos e a manobra de valsalva( prender a respiração quando faz força) durante o treino de força.
Assim programa de treino deve priorizar os exercícios aeróbicos (esteira, circuitos dinâmicos, bicicleta), por promover reduções nos níveis pressóricos, devendo ser complementados com treinamento resistido( como a musculação), tem como finalidade de manter a massa magra, melhorando a coordenação motora, a força e a resistência muscular. As Diretrizes Brasileiras de Hipertensão recomenda, que os hipertensos devem praticar 3 a 5 dias por semana exercícios aeróbicos, com intensidade moderada 60% a 80% da Frequência cardíaca máxima, com duração de 30 a 60 minutos com tempo de duração de 30 a 60 minutos. Por outros lado, os exercícios resistidos, o ideal é serem realizados de 2 a 3 seções por semana, com 1 a 3 séries de 8 a 15 repetições, até atingir a fadiga moderada.
Por fim, o Exercício Físico é um aliado valioso para o tratamento ou na prevenção da hipertensão arterial, mas é fundamental que seja prescrita e orientada de forma adequada, respeitando os limites individuais e o nível de condicionamento do individuo.
Fonte: Marcelo de Assis
Conheça o Profissional
Graduado em Educação Física (Licenciatura-Unespar/bacharel-Dom Bosco), Especialista em Educação Física com ênfase em Fisiologia do Exercício (Fatecie), Pós graduação em Lato Sensu em Personal Training (Uninter), Registro Profissional do conselho de Educação Física: 022714-G/PR, Atuação profissional como Personal Trainer e professor de natação.
Contato: (44)99828-3187