Profissionais em destaque

Entenda o que é a doença periodontal (gengiva)

A principal característica da doença periodontal é que ela não atinge especificamente o dente, afeta os tecidos que estão ao redor dele

A doença periodontal é uma doença que afeta desde a gengiva até o osso que envolve e suporta o seu dente, podendo levar à perda do elemento dentário e até mesmo um implante dentário.
Tem três etapas que varia do menos ao mais grave, são a gengivite,periodontite e periodontite avançada.
Além disso, as bactérias que se proliferam em função dessa doença podem desencadear quadros sistêmicos nos pacientes. Isso porque as bactérias que se proliferam no local afetado podem migrar para o organismo, atingindo os pulmões e o coração. Isso pode, por exemplo desencadear uma endocardite bacteriana e favorecer a instalação de outras infecções.

A principal característica da doença periodontal é que ela não atinge especificamente o dente, afeta os tecidos que estão ao redor dele, é que garantem a sustentação e proteção, ou seja, o periodonto é composto pela gengiva, ligamento periodontal e osso alveolar.
Consiste em uma inflamação ou infecção crônica, cujo a evolução e não tratamento traz consequências como:
– retração gengival
– perda do elemento dentário
– reabsorção dos tecidos periodontais
-mobilidade dental
-formação de abcessos (pus)

Quais são as causas da doença periodontal?
Seu início se dá em função do acúmulo de placa bacteriana, associado ao descuido com a higiene bucal, e a falta da manutenção da ida ao dentista.
Existem alguns indicadores de risco que apontam para uma suscetibilidade maior de determinados grupos, quando comparados às pessoas que não apresentam indicadores. É o que acontece quando há alterações hormonais, como em mulheres gestantes, o período da menopausa, a osteoporose e outras deficiências sistêmicas ósseas.
Quando esses fatores de risco são associados ao acúmulo de placa bacteriana, as chances de uma doença periodontal se manifestar são muito maiores.

Quais são os sinais e sintomas da doença periodontal?
– sensibilidade
– alteração na tonalidade da gengiva
– sangramento gengival
– vermelhidão gengival
– inchaço
– retração gengival

Quando não tratada a gengivite evolui para periodontite. Por ser um problema geralmente crônico , ela não desencadeia dor, mas apresenta sintomas característicos, como o sangramento gengival.

Como é feita a prevenção da doença periodontal?
É realizada por meio de remoção da placa bacteriana e tártaro. Sendo assim os cuidados se inicia com cuidados caseiros e estende com a intervenções do dentista.
Essas consultas de prevenção precisa acontecer a cada 6 meses.
Também é preciso que pacientes diabéticos mantenham a taxa de glicemia sob controle em função da sua maior susceptibilidade, e evitar cigarro.

Fonte: Drª. Joice Morgado

Clínica onde atua:  Clínica Drª.Joice Morgado, Rua Pernambuco 531, no Centro de Paranavaí

Telefone:(44) 44 3423-5555

(44) 99735-6795

Siga nas redes sociais

Instagram: @joicerasm

Facebook: https://www.facebook.com/joice.morgado

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative o seu bloqueador de anúncios para continuar navegando.