Os riscos do sedentarismo para a saúde humana
A inatividade física é o grande vilão colaborando para regresso na qualidade de vida
![](https://paranavaiemdestaque.com.br/wp-content/uploads/2020/09/marcelo-de-assis-coluna-1-2.jpg)
As constantes mudanças e avanços na tecnologia e na área econômica priorizam a praticidade na vida diária, influenciando o comportamento de todos que inseridos nesse mundo contemporâneo. Infelizmente, diante de inúmeras inovações observa-se uma considerável queda qualitativa na vida das pessoas.
![](https://paranavaiemdestaque.com.br/wp-content/uploads/2020/10/FFF-300x231.jpg)
A vida moderna acaba exigindo um aumento excessivo da jornada de trabalho, maior especialização profissional para uma melhor produção e melhores resultados. Consequentemente, ocorrem uma redução do tempo livre destinado ao lazer desencadeiam uma série de descuidos com a saúde, como alimentação inadequada, pouca ou nenhuma prática de exercício físico, diminuição da convivência familiar entre outros.
Nesse contexto a inatividade física é o grande vilão colaborando para regresso na qualidade de vida de indivíduos inseridos no mercado de trabalho, pois o sedentarismo diminui o grau de aptidão física relacionada a saúde, aumenta a composição corporal (massa gorda), aumenta os riscos de neoplasias(câncer), doenças cardiovasculares, metabólicas e osteomioarticulares. Além do mais, esses fatores são agravados devido a esses indivíduos normalmente adotarem no seu cotidiano um tipo de alimentação rápida e prática, buscando ganhar tempo para o trabalho, prejudicando a saúde.
Diante disso é de suma importância a aderência de hábitos que favoreçam o bem-estar integral, evitando o excesso de trabalho, má alimentação e sedentarismo. Neste sentido, é aconselhável a busca por uma alimentação equilibrada e bem distribuída durante o dia, descanso adequado, prática de alguma atividade física e momentos de lazer para que o estresse e outras doenças possam ser evitados.
Dessa maneira se a busca é por um alto rendimento em no trabalho, manutenção do peso corporal e prevenção algum quadro patogênico, o ideal é engajar-se em uma rotina de atividade física regular e supervisionada por um profissional de Educação Física.
Marcelo de Assis
Graduado em Educação Física (Licenciatura-Unespar/bacharel-Dom Bosco)
Especialista em Educação Física com ênfase em Fisiologia do Exercício (Fatecie)
Pós graduação em Lato Sensu em Personal Training (Uninter)
Registro Profissional do conselho de Educação Física: 022714-G/PR
Atuação profissional como Personal Trainer e professor de natação
Contato: (44)99828-3187